5 ações para engajar funcionários

engajar os funcionários

Engajar funcionários nos projetos ou programas da empresa é um desafio para empreendedores de todos os portes atualmente. Para ajudar nesse desafio estratégico, listamos aqui 5 ações com o intuito de te ajudar a aumentar a motivação dos funcionários.

Um negócio para crescer ou se manter bem no mercado que atua, precisa necessariamente da colaboração de todos os envolvidos: proprietários, gestores e funcionários. Esses últimos são parte fundamental, pois eles que estão na ponta do processo, em contato com os clientes, igualmente representando a marca. Sem eles, será impossível atingir as metas.

Dessa forma, separamos 5 ações para engajar funcionários, que são alcançáveis para todo tipo de empresa. Confira!

1 – Funções precisam ser claramente definidas para engajar funcionários

Sabe o que mais atrapalha o trabalho de seus funcionários? As muitas funções acumuladas. Por mais que o profissional consiga realizar muitas tarefas, em determinado momento, certamente isto será um problema. E entre outras coisas, ele não terá mais interesse em participar de programas dentro da empresa.

Então, é essencial deixar claro o papel de todos os funcionários dentro da organização. Ao mesmo tempo que eles devem entender até que ponto podem agir e ter a possibilidade de pedir ajuda sempre que precisar.

2 – Plano de cargos e salários

Uma forma de engajar funcionários nos projetos da empresa, é ter um plano de cargos e salários definidos. É importante mostrá-los que existe a possibilidade de crescimento profissional.

Daí podem ser estabelecidos critérios de promoções ligados ao comportamento, dedicação, compromisso e qualificação. Além de atender outras exigências determinadas pelos órgãos de classe.

3 – Estimule e promova treinamentos

Uma das formas de engajar funcionários num novo formato de trabalho, por exemplo, é realizando treinamentos. Sair um pouco da rotina e apresentar novas formas e técnicas de se trabalhar é uma das maneiras mais eficazes de motivar o time para se dedicar aos projetos da empresa.

Essa ação resolve dois problemas: a questão da falta de engajamento e de qualificação. Os profissionais mostrarão ou não sua capacidade de interação e absorverão os conteúdos mais atualizados do segmento.

4 – Reconheça o trabalho

Não é apenas a remuneração que servirá como reconhecimento. O agradecimento de um trabalho bem feito, na frente da equipe, durante reuniões, é bastante eficaz. Com o efeito do funcionário se empenhar ainda mais e, consequentemente, estimulará os demais.

Claro que também é um exercício para proprietários e gestores; treinar esse hábito de gentilezas é uma maneira de se aproximar dos trabalhadores bem como tornar mais fácil de pedir participação nas atividades importantes para impulsionar o negócio.

5 – Invista no bem-estar e qualidade de vida

Já se foi o tempo no qual profissionais trabalhavam apenas para receber um salário. As novas gerações frequentemente buscam outros rumos para suas carreiras. Preferem empresas que prezem em oferecer um bom serviço, sem esquecer do lado humano.

Criar uma atmosfera saudável dentro do estabelecimento é uma forma básica de oferecer mais qualidade de vida aos funcionários. E em algumas funções pensar em adotar a modalidade home office é uma saída que certamente trará uma economia positiva para empresa.

Primordialmente apostar no bem-estar da equipe é uma forma das mais simples e certeiras, para engajar funcionários nos interesses do negócio.

Grupo Company

Em conclusão se você procura por funcionários engajados, uma possibilidade pode ser terceirizar alguns dos serviços, como o de Facilites, Portaria, Segurança, etc. O Grupo Company tem expertise nisso há mais de 20 anos, entre em contato e veja o que podemos fazer por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *