A segurança para eventos é modalidade que sempre se moderniza, em relação a técnicas e ação dos profissionais envolvidos. E é essencial para o bom resultado da festa ou cerimônia atualmente. Veremos então 7 dicas importantes de segurança em eventos.
O planejamento de uma recepção para dezenas ou centenas de convidados é o mesmo? Será que o local do evento influencia em algo na segurança? São simples questões que precisam ser entendidas com efeito de chegar ao sucesso dos eventos que organizamos.
1 – A definição do local do evento
Infelizmente poucos se dão conta do quanto é importante escolher um local para realização de um festival, por exemplo. Imagine receber milhares de pessoas num espaço que só tem apenas uma porta para entrada e saída?
Então ao começar o planejamento para um evento, de qualquer proporção, é necessário pensar em detalhes como esse. Também, verificar se o local atende as exigências do Corpo de Bombeiros e até mesmo da Vigilância Sanitária.
2 – É preciso de autorizações especiais para segurança em eventos?
Ainda na etapa de planejamento, é preciso verificar se a festa que será promovida precisará de alguma autorização especial do estado. A dica é procurar órgãos como polícia militar ou secretárias ligadas ao patrimônio e cultura, para saber se seu evento necessita de alguma liberação para acontecer.
Isso precisa ser um dos primeiros passos, antes de começar a contratação dos profissionais.
3 – Seguranças versus convidados
Existe uma lógica para se pensar no número de seguranças por quantidade de convidados. Tenha em mente um número de pelo menos 5% de profissionais para o número de convidados.
Claro que dependendo do evento essa quantidade de seguranças precisa ser suficiente para anteder a demanda. Em festas que envolvam jovens e álcool, o time de seguranças qualificados precisa ser grande.
4 –A circulação de equipamentos não pode ocorrer no dia da festa
Normalmente existem atrasos em alguns eventos, e o palco ou outras estruturas serem finalizados momentos antes dos convidados começarem a chegar. Porém, isso é um equívoco.
O planejamento para grandes eventos precisa ser minucioso, e coisas assim não pode acontecer. Por isso, é sempre interessante ter fornecedores comprometidos e que assumam todos os prazos estabelecidos.
Consequentemente essa circulação de equipamentos no dia da festa sempre vem acompanhada de surpresas: os acidentes.
5 –Tenha seguranças treinados
Aqui é o segredo para uma segurança de eventos funcionar: um time treinado. Os profissionais envolvidos devem conhecer todas as técnicas de dispersão e de controle do público. Devem saber a hora de apaziguar, ou de usar a força.
Então procurar empresa que garanta esse tipo de treinamento é fundamental. Verifique os trabalhos em que o grupo esteve envolvido, e qual a reputação deixada.
6 – Os recursos tecnológicos são fundamentais
Para ter controle da área externa e interna da festa vale usar os mais recentes recursos tecnológicos de vigilância. Câmeras, comunicadores são alguns dos equipamentos que os profissionais de segurança podem utilizar para garantir a proteção de todos.
7 – Só contrate empresa habilitada
Somente empresas habilitadas pelos órgãos fiscalizadores podem executar a segurança para eventos. Verifique se quem vai fornecer o serviço está devidamente habilitada, caso contrário, não arrisque seu planejamento do evento.
A Company Segurança é uma empresa habilitada, que trabalha há mais de 20 anos na segurança de eventos. Tendo já participado de eventos gigantescos como a Fórmula 1, o Skol Sensation, o Lollapalooza e diversos outras festividades de grande instância. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.