Atividades de manutenção predial

atividade de manutenção predial

A atividade de manutenção predial é essencial. A partir delas se busca a conservação do patrimônio e segurança das pessoas que trabalham ou moram no prédio. Vamos conhecer algumas dessas.

Quem gere condomínios verticais ou horizontais sabe o quanto é importante trabalhar de forma preventiva. A melhor forma de fazer isso é utilizando as atividades de manutenção predial. Destacaremos as mais comuns nos próximos tópicos.

Atividade de manutenção predial inclui prevenção e combate a incêndios

A atividade de manutenção predial serve para prevenir e verificar todos os sistemas de combate a incêndios. Muitos estabelecimentos precisam passar por vistoria do Corpo de Bombeiros, e nesta fiscalização são levantados vários pontos, desde o estado e conservação dos extintores até situação da tubulação do gás.

Profissionais que cuidam dessa área farão a troca ou reparos de tudo que aparentemente pode provocar um incêndio. Verão a situação de hidrantes internos, necessidade da troca de mangueiras, validade do extintor, se há necessidade de trocar suportes dos extintores, etc.

Serviços hidráulicos

Um dos problemas mais comuns em prédios são os vazamentos de água. O ideal é sempre revisar o estado das tubulações, mas quando isto não é possível, ter profissionais prontos para realizar os reparos é fundamental.

Dessa forma, além de manter a integridade do prédio, certamente evitará desperdício de água e outros problemas que afetem sua distribuição e armazenagem. Ter um especialista na em serviços hidráulicos servirá para:

  • Verificar sempre o funcionamento das bombas de água
  • Fazer a manutenção dos tubos e filtros da piscina; também realizar a limpeza dos reservatórios de água
  • Reparar vazamentos na tubulação, e em partes que comprometam o sistema de esgoto.

Cuidados com o jardim

A manutenção predial frequentemente está ligada aos cuidados com o jardim do estabelecimento ou condomínio. Essa é uma área voltada para manter clientes e condôminos a vontade, e confortáveis… Precisa estar sempre com boa aparência.

Então é importante ter um funcionário voltado para manter a limpeza nas áreas, e árvores e arbustos bem podados (usando as técnicas apropriadas).

Sistema de ar condicionado

Outro ponto sensível num prédio é manutenção do ar condicionado. Seja split, de janela ou sistema central de climatização é preciso fazer periodicamente a limpeza desses equipamentos. Isso é fundamental para manter o ambiente saudável.

Esse tipo de manutenção predial é importante não só para saúde das pessoas que passam muito tempo nas salas de escritório do lugar, por exemplo, como também para evitar sobrecarga do equipamento, uma das principais causas de incêndio.

Serviços elétricos

É o tipo de atividade dentro da manutenção predial das mais amplas. Profissionais que cuidam dessas tarefas estarão atentos:

  • Troca de lâmpadas dos ambientes (comuns) internos e externos do prédio
  • Revisão periódica do quadro de energia
  • Manutenção da parte elétrica usada nos equipamentos de vigilância
  • Verificar os circuitos elétricos que fazem funcionar os elevadores
  • Substituir ou reparar peças que possam causar problemas no sistema elétrico do prédio

Em conclusão essas são atividades básicas de manutenção predial. Dependendo da função do imóvel, esses trabalhos podem precisar de especialistas de outras áreas, para isso, conte com o Grupo Company, que tem mais de 20 anos de experiência em manutenção predial. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *