O que faz o profissional de concierge?

concierge

A palavra concierge não é muito comum aqui no país, mas certamente já deve ter precisado dos serviços desse profissional. Aqui vamos falar um pouco dessa profissão, e suas atribuições. Acompanhe!

Atualmente quem constantemente se hospeda em hotéis é recebido na recepção por um profissional, sempre muito cordial, que tem total domínio sobre as informações das vagas disponíveis ou das reservas agendadas. Esse é o concierge.

Por essas características já dá para perceber que a preparação desse tipo de profissional precisa ser bem rigorosa, pois além de excelente memória, ele precisará ter bastante paciência para saber lidar com os diferentes níveis de humor do público.

Mas, afinal quais são as atribuições do profissional concierge? Vejamos a seguir.

Atribuições do concierge

Primeiramente esse tipo de profissional muitas vezes está ligado a uma gestão de facilities. Inegavelmente muitas empresas podem precisar de seus serviços de maneira sazonal. Eles podem facilmente trabalhar na recepção de um grande evento, por exemplo.

Saiba mais sobre a gestão de facilities.

Mas, na recepção de uma hospedagem seu trabalho pode ser aproveitado de diversas maneiras, tais como:

  • Realizando o check in de um hóspede num hotel, pousada, etc;
  • Facilita o acesso do hóspede a táxis, ou outros transportes públicos;
  • Repassa todos os detalhes sobre o funcionamento da hospedagem (desde horários do restaurante até entrada e saída de saunas, piscinas, etc.);
  • Ajudará no melhor roteiro turístico do visitante;
  • Pode fazer reservas em restaurantes próximos ao hotel; locação de veículos, e até conseguir entradas para eventos esportivos, teatrais e outros shows.

Eventualmente, o concierge também pode acumular a função de mensageiro. É importante reforçar que esse profissional pode atuar em outros segmentos, que não seja a hotelaria. Em alguns condomínios residenciais, restaurantes e shopping center é possível ter um profissional dessa natureza.

Diferenciais do trabalho do concierge

Frequentemente esse profissional se diferencia de outras atividades semelhantes, principalmente pela sua comunicação. Ele se destaca por ter um maior domínio vocabular, e de conhecimento do ambiente que lhe cerca. Tem uma ótima rede de contatos, o que explica afinal como eles sempre conseguem ingressos para todos os eventos.

Esse profissional pode ser contratado com a finalidade pessoal, ou seja, é possível contar com um concierge individual, que trabalhará como se fosse um assistente. É o tipo de serviço que é contratado para atender grandes executivos ou personalidades de destaque.

Outro diferencial é que muitos desse profissionais falam mais de 1 idioma. Dessa forma, estão preparados para trabalhar com turistas de outros países, facilitando o acesso do visitante ao estabelecimento.

Como contratar um concierge?

A primeira coisa que precisará comprovar é experiência bem como a qualificação. Como eles fazem parte da “entrada” do lugar, é fundamental conhecer comportamento e se são realmente treinados.

Por isso, que uma das formas mais seguras de contratar um concierge é terceirizando. Buscando em empresas de facilities, certamente terá a garantia de um bom profissional.

Em conclusão se precisa de um concierge no seu estabelecimento, entre em contato com o Grupo Company. Atuamos no setor de terceirização de serviços desde 1997, e frequentemente todos os nossos profissionais passam por rigoroso crivo de qualificação. Visite nosso site para conhecer nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *