Segurança para eventos – fundamental para o sucesso

Um evento bem organizado, bem planejado, deve contar com uma estrutura mínima de segurança e de outras necessidades básicas. No entanto, nem todos aderem à ideia de se contratar segurança para eventos e, a depender da situação, acabam tendo que arcar com as consequências.

Por isso, vamos aqui dar algumas razões para se contratar segurança para eventos. Acompanhe as dicas para que você possa realizar o seu evento da melhor forma possível, atendendo às suas próprias expectativas e as expectativas dos seus convidados, que também vão desfrutar de um excelente evento, além é claro, de atender os requisitos exigidos pela legislação vigente.

Saiba que um evento mal planejado, que comprometa a segurança dos participantes e convidados, pode comprometer a imagem ou até mesmo a continuidade da sua empresa.

Análise de Riscos

O dimensionamento correto dos recursos de segurança depende de uma criteriosa análise de riscos, que identificará todas as vulnerabilidades e riscos aos quais seu evento está exposto e quais são os recursos necessários para mitiga-los. Desta forma, você evita despesas maiores com o superdimensionamento, da mesma forma que previne que os recursos sejam subdimensionados, podendo comprometer a segurança de todos.

Atenção aos convidados

Quando se tem uma equipe de segurança para eventos bem preparada, você pode dar atenção total aos convidados ou se concentrar em outros fatores e deixar que a parte mais burocrática seja desempenhada por profissionais. Qualquer imprevisto que aconteça você terá uma equipe à disposição para agir quando e da forma que for necessária.

Caso contrário, em algum momento não vai poder atender a convidados para poder resolver algo relacionado à segurança, e sem o conhecimento técnico necessário, pode demorar horas para uma decisão simples, que seria tomada rapidamente por uma equipe especializada.

Controle de Acesso ao Evento

Intrusos podem comprometer a segurança do seu evento. Isso ocorre devido à sensação de insegurança transmitida aos convidados e participantes, mas também porque os intrusos podem ser criminosos que pretendam cometer ilícitos, como furtos, roubo, tráfico de drogas, entre outros.
A equipe de segurança para eventos é responsável pela atividade de controle de acesso, evitando que intrusos acessem o local e pela contenção dos ilícitos citados acima. Isso garante o sucesso do seu evento e consequentemente imagem da sua empresa.

Mesmo não havendo convites físicos para o evento, o controle efetivo da entrada de pessoas é essencial para que o evento aconteça da melhor forma, afinal toda a estrutura montada considera uma quantidade predefinida de pessoas, sendo que a entrada excessiva de pessoas compromete a estrutura planejada inclusive podendo causar superlotação – outro fator que compromete a segurança dos participantes.

A entrada de intrusos pode ocorrer de várias formas: através da falsificação de ingressos / convites, por pontos vulneráveis, pela portaria principal quando o sistema de controle de acesso não é adequado. Portanto todas situações devem ser previstas durante a elaboração do planejamento do evento.

Suporte em casos de emergências

Emergências não costumam avisar para aparecerem. Ter uma equipe especializada para cuidar de casos de emergência é essencial para que o evento transcorra normalmente.

Embora seja possível e deva-se prever todos os riscos que possam comprometer a segurança do evento, obviamente é necessário que a equipe de segurança esteja preparada para atuar nos tipos de emergências.

Cuidados ao contratar uma equipe de segurança para eventos

Além da necessidade de se ter uma equipe qualificada para garantir a integridade do evento, das pessoas e da imagem da sua empresa, dependendo do porte deste – quantidade de público, características ou mesmo o local em que será realizado, existe a necessidade de atender a legislação vigente, com a quantidade mínima do efetivo de segurança, equipamentos de proteção, licenças / autorização da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, e um fator muito importante que poucos levam em consideração: os profissionais de segurança devem possuir cursos de vigilante e de extensão para grandes eventos, sob pena de responsabilização civil e criminal.

Daí a importância da escolha por uma empresa de segurança idônea e cumpra todos os requisitos legais necessários, além, é claro de possuir experiencia e os melhores profissionais do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *