Como aumentar a produtividade da equipe

aumentar a produtividade da equipe

Aumentar a produtividade da equipe é o foco de proprietários de empresas e gestores. É uma maneira para se melhorar os números do negócio e manter um ambiente mais saudável para todos. Veremos soluções práticas para melhorar o desempenho do time.

Atualmente as grandes empresas investem pesado em seus recursos humanos. Todas enxergam que o bom resultado passa por um profissional qualificado e motivado. Esses pontos são fundamentais para aumentar a produtividade da equipe.

Aqui apresentaremos as formas que esses grupos usam para estimular o trabalho de seus funcionários. Confira.

1 – Planejamento é tudo

Parece clichê, mas muitos empresários esquecem de focar no planejamento de seus negócios. A autoconfiança no formato de trabalho que está dando certo pode tirar a visão estratégica e, assim, os empreendedores vão deixando de planejar suas ações.

Porém, planejar é o momento de unir a equipe e trocar experiências visando o futuro da empresa. Todos devem sentar e pensar o que fazer no mês seguinte, por exemplo. Rotina na qual os funcionários sugerem e questionam decisões. Tudo para o bem da empresa.

Inserir o time em assuntos como novas contratações, redução de custos, aplicação de novas tecnologias… É postura que certamente tem retorno positivo, pois os componentes da equipe se sentirão parte de todo processo.

2 – Defina metas alcançáveis

As metas são peças essenciais para qualquer estratégia. Mas, será que elas devem surgir de repente, de forma aleatória? Não! Elas devem ser traçadas de acordo com o ritmo necessário para empresa alcançar seus objetivos macros.

As metas não podem sobrecarregar a equipe, pois senão, em vez de aumentar a produtividade, trarão prejuízos. Inicialmente metas gigantes podem até mostrar números positivos, mas logo o time estará exausto e os erros começarão a aparecer.

A dica é conhecer a fundo a capacidade da equipe e planejar as metas alcançáveis.

3 – Sempre reavalie os processos

De repente uma atividade começa a atrasar, e é comum transferir a queda do rendimento para o funcionário. Mas, será que o problema está com ele? É muito provável que não. É possível que os processos que envolvem a operação estejam ultrapassados e impedindo manter ou crescer os níveis de produtividade.

É preciso sempre reavaliar os processos que envolvem as atividades de uma empresa. Deve ser observado as tecnologias e métodos que estão sendo usados; se o profissional precisa ser qualificado para render mais; se é necessário investir em novos equipamentos, etc.

4 – Invista na capacitação

A capacitação é instrumento certo para aumentar a produtividade da equipe. É a melhor forma de motivar e mostrar que a empresa se preocupa com o colaborador, e está disposta a melhorar seu desempenho.

No caso de pequenas empresas, existe a possibilidade de incentivar seu funcionário a buscar os órgãos de classe, que oferecem cursos aos diferentes setores (Sesc, Senai, Sest-Senat, etc.), por exemplo.

Em conclusão, melhorar a produtividade da empresa depende de mudanças de atitude. Claro que não depende apenas do empregador, se o grupo não estiver disposto a crescer, será difícil ter qualquer avanço.

Aqui na Company acreditamos e investimos sempre no trabalho em grupo. Adotamos as posturas mais eficazes para aumentar a produtividade de nosso time. Se você deseja a contratação de uma equipe produtiva e motivada, terceirizar alguns serviços pode ser o ideal. Nós do Grupo Company trabalhamos nisso há mais de 20 anos. Entre em contato e veja o que podemos fazer por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *