A importância do gestor de facilities

diferença entre bombeiro civil e bombeiro militar

O gestor de facilities atua hoje em diferentes segmentos. Seu olhar organizacional tem sido aproveitado por indústrias, estabelecimentos de serviços e outros tipos de empresa. Conheça um pouco mais do trabalho desse profissional.

O termo facilities corresponde a facilidades, seu sentido se estende a um grupo de tarefas essenciais para o funcionamento de um prédio empresarial. São atividades voltadas para conservação do patrimônio, desde os cuidados com o jardim até o conserto de tubulações hidráulicas.

E para que essa gama complexa de serviços opere bem, é preciso contar com um gestor de facilities. Profissional preparado para dar conta de processo tão complexo.

O que é um gestor de facilities?

Trata-se de um profissional que planeja e coordenar as diferentes atividades descritas na lista de facilities. Ele é quem define os métodos e os profissionais para realizar determinadas tarefas.

É responsável por acompanhar todas as necessidades do prédio, e se antecipar na programação de serviços, evitando danos ao patrimônio.

Seu trabalho fundamental é cuidar da infraestrutura predial, então circulará por todas as áreas para verificar possíveis problemas que comprometam as instalações. Deve ter uma formação, portanto, que lhe habilite a entender de sistemas hidráulicos, elétricos, alvenaria, etc. É bastante comum que engenheiros civis assumam esse posto.

Quais são os principais serviços dessa gestão?

Um gestor de facilities se envolve em diferentes áreas da manutenção predial. Mas, existe uma lista básica que caracteriza a ação desse profissional, que consiste nos seguintes serviços:

  • Serviços de limpeza – grupo de atividades que mantém a limpeza dos ambientes dentro do prédio.
  • Trabalhos de jardinagem – a poda responsável das árvores ou a limpeza dos canteiros do jardim do condomínio ou da empresa.
  • Cuidados com a climatização de ambientes – a manutenção de ar condicionados é tarefa que deve ser sempre monitorada, para evitar problemas nos diferentes ambientes de um estabelecimento, e também para reduzir custos de consumo de energia.
  • Serviços hidráulicos – o gestor de facilities estará atento para impedir vazamentos no prédio, e terá apostos encanadores experientes para realizar esse serviço.
  • Serviços elétricos – parte essencial na manutenção predial, qualquer problema na rede elétrica pode comprometer equipamentos eletrônicos, por exemplo.
  • Destinação de resíduos – o gestor precisa fechar parcerias ou procurar empresas que coletem determinados resíduos. Dessa forma, dará o destino certo sem colocar em risco o ambiente da empresa, ou da comunidade vizinha.
  • Prevenção de incêndio – manter os sistemas de combate a incêndio em dia está na pauta da gestão de facilities.
  • Vigilância patrimonial – o gestor deve se preocupar na vigilância da portaria e de todo perímetro do lugar, deve planejar o formato ideal para cobrir toda área.

Então, percebemos que esse profissional atua de forma multidisciplinar sempre procurará um especialista de cada área para executar a tarefa. Reduzindo a possiblidade de erros e prejuízos.

O Grupo Company treina esse tipo de profissional, e disponibiliza no mercado. Com nossa longa experiência na terceirização de serviços, conseguimos oferecer uma visão ampla, do que é fundamental para o trabalho do gestor de facilities. Para saber como contrata-lo, é só entrar em contato conosco.

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