Como funciona o gerenciamento de facilities?

O gerenciamento de facilities é uma das inovações na terceirização de serviços comemorada por muitos setores. A partir dele é possível planejar e coordenar tarefas fundamentais na manutenção predial.

Cuidar de um estabelecimento como shopping center não é tarefa das mais fáceis. Manter o prédio funcionando plenamente, envolve monitoramento de todas as instalações, e o trabalho de profissionais treinados.

Dos serviços de limpeza até o reparo de vazamentos hidráulicos, é preciso ter agilidade para resolve-los. E essa é uma das principais características do gerenciamento de facilities. A seguir conheça seu conceito.

O que é o gerenciamento de facilities?

É um conjunto de ações que interligam diferentes atividades de trabalho, que visam manter a conservação e funcionamento de espaços empresariais, mantendo o bem-estar das pessoas que circulam por estes.

O gerenciamento de facilities consiste na elaboração de planos, e servirão para coordenar a atuação de diferentes profissionais, que prestam serviços a estabelecimentos como:

  • Hospitais
  • Instituições de ensino (escolas, faculdades, etc.)
  • Indústrias
  • Hotéis
  • Condomínios (residenciais e comerciais)
  • Diferentes estabelecimentos comerciais e de serviços

A gestão de facilities atuará na ordenação de 3 grupos específicos de trabalho:

  • Serviços de limpeza
  • Serviços de manutenção predial
  • Serviços de segurança patrimonial

Como funciona a gestão de facilities?

Desde sempre os empresários buscam formas de tornar suas operações internas mais viáveis, porém, sem perder a qualidade. E como é possível fazer isso? Planejamento e organização.

Esses dois termos são permanentes em qualquer ação empresarial, e não podem ser esquecidos no momento de pensar as atividades dentro da empresa. É em cima disso que se faz um gerenciamento de facilities.

O gestor de facilities implantará um sistema de métodos para tornar a realização dos serviços de manutenção predial ágeis e eficientes. Dentro dessa “gerência de facilidades” entrará tarefas como:

  • Limpeza de áreas externas
  • Jardinagem
  • Limpeza de escritórios
  • Serviços elétricos
  • Serviços hidráulicos
  • Revisão e reparos (quando precisos) no sistema de combate e prevenção de incêndios
  • Pintura predial
  • Carpintaria
  • Dedetização (seguindo todas as recomendações da vigilância sanitária)
  • Vigilância patrimonial
  • Controle de portaria
  • Manutenção de ar condicionado e outros

Para cada uma dessa atividades, o gestor terá um funcionário treinado, ou poderá fazer a contratação temporária.

Qual a importância do gerenciamento de facilities?

Alguns estabelecimentos passam periodicamente por avaliação de órgãos fiscalizadores, para que mantenham suas licenças de operação. E será que o proprietário, por exemplo, conhece todas as necessidades patrimoniais de sua empresa? É muito provável que não.

Então, optar pelo gerenciamento de facilities trará, entre outras vantagens, esse controle. É possível ter um mapa de ações, e ter controle de todos os funcionários que atuem na manutenção do prédio. Fica bem mais fácil ter domínio sobre escalas, hora-extras, férias, plantões, etc.

Grupo Company

Para ter esses benefícios é importante que contrate uma empresa de terceirização de serviços que comprove sua experiência. A Company Segurança e Serviços atende esse fundamental requisito.

Estamos há mais de 20 anos no mercado, levando soluções para diferentes empresas. Temos um amplo quadro de profissionais, o que favorece a execução plena do gerenciamento de facilities. Entre em contato e solicite orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *