Facilities: o que faz?

facilities

Facilities é uma palavra inglesa que corresponde a facilidades, e não há melhor expressão para representar o trabalho de profissionais desta área. Primeiramente eles são treinados para executar as mais diferentes tarefas dentro de um estabelecimento.

Já pensou o que é necessário para manter funcionando um grande shopping center? Andamos por suas lojas e corredores climatizados, e bem iluminados, mas não nos damos conta do trabalho que é deixar tudo alinhado.

Hoje nesse tipo de negócio é fundamental o trabalho de um gestor de facilities. Com o intuito profissional de planejar e coordenar as muitas atividades que fazem o shopping funcionar. E quais atividades são essas? Vejamos a seguir.

Atividades do setor

Uma gestão de facilities é composta pela seguinte estrutura de serviços:

  • Limpeza – aqui entram todas as funções que visam manter ambientes apresentáveis, e higienizados. Estão listados nesse grupo equipes de limpeza, jardineiros, dedetizadores e outros
  • Manutenção – nesse grupo estão eletricistas, bombeiros hidráulicos, mecânicos, carpinteiros, técnicos em refrigeração, etc. São áreas fundamentais, pois além de garantir a segurança da estrutura do prédio, contribuem para redução de despesas.
  • Segurança – bombeiros civis, controladores de acesso, porteiros e vigilantes patrimoniais são alguns dos profissionais que se encaixam nesse grupo.
  • Atendimento – o gestor de facilities treinará pessoas para trabalhar em recepções, ou como concierge, por exemplo.

As vantagens do setor de Facilities

Uma vez que nem toda empresa quer ter em seu quadro um encanador fixo. Não é todo dia que se tem um problema nas tubulações do prédio. Então é melhor contar com esse tipo de profissional no modal temporário, e isto é um dos princípios do facilities.

E dessa forma os custos são reduzidos, em outras palavras existe grande vantagem da terceirização de gestão. Mas, além disso podemos destacar benefícios como:

  • Os profissionais estão sempre atualizados
  • As empresas não têm relação direta com os profissionais, evitando disputas jurídicas, por exemplo
  • Todas as atividades seguem um rigoroso planejamento
  • A empresa ganha mais produtividade, pois sempre terá a disposição um profissional experimentado

O que procurar numa empresa de facilities?

Frequentemente empreendedores se perguntam como escolher uma empresa que oferece essa gestão. Desse modo a preocupação é pertinente, pois cuidar da conservação e se envolver em outras atividades administrativas do grupo, requer muita responsabilidade.

Algumas recomendações são importantes no momento da escolha de um serviço de gerenciamento de facilities com o intuito de garantir qualidade, entre elas estão:

  • Experiência – a empresa de terceirização precisa ter um bom portfólio, e experiência na área. Deve apresentar seus cases de sucesso, e mostrar que vai atender todas as suas demandas.
  • Inovação – é fundamental que quem fornece esse tipo de serviço reavalie sempre seus processos, e vá em busca de novas técnicas e tecnologias para executar as distintas tarefas.
  • Especialidades – a empresa precisa mostrar que está habilitada no treinamento das especialidades que compões as suas facilities, e claro, a lista de serviços oferecidos tem que coincidir com as necessidades de seu estabelecimento.

3 dicas para limpeza de escritório

Em conclusão o Grupo Company tem esse perfil. A empresa trabalha há mais de duas décadas na terceirização de serviços, e investe principalmente na preparação de profissionais. Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *